quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A evolução meteórica dos eletrônicos

É incrivel como as coisas envoluíram e continuam evoluindo cada vez mais, prova disso são esses equipamentos que hoje fazem parte do nosso dia a dia, e que a 10 ou 20 anos atrás eram grandes, pesados e que ninguém imaginava o possível futuro deles. Certamente não imaginavam o tamanho e a capacidade que esses equipamentos teriam.

Chegamos ao limite do silício, hoje temos que ter processadores de computador com vários núcles, os chamados Dual Core, Quad Core e Six Core, não temos mais como extrair velocidade do silício. Tempos atrás eu lí algo sobre processadores quânticos, hoje eles não são a realidade, mas logo estarão em nossas mesas e em nossas casas, afinal, os equipamentos abaixo um dia também não foram "realidade".

Vejamos o primeiro computador portátil (Notebook) o IBM 5100, lançado em 1975 com surpriendentes 64Kb de memória, hoje já estamos na casa dos TeraBytes.


Já abaixo temos um simpatico Senhor, que eu não sei quem é segurando o primeiro celular que foi o Motorola DynaTAC 8000X lançado em 1983. Junto com ele eu não poderia deixar de mencionar o primeiro smartphone que surgiu em 1993 chamado de IBM SImon, ele combinou as funcionalidades de celular, page e PDA. Bom, juntei os dois porque quando este simpático Senhor segurava seu pequeno celular, jámais se imaginava que um dia teríamos tudo em 1, aliás, teríamos um computador na mão. Sem falar dos IPhones da vida, etc...



Abaixo temos a primeira camera digital, a DyCam Model  também conhecida como Logitech Fotoman que foi lançada em 1990.



Temos muitos outros equipamentos que evoluíram de forma meteórica, e poderíamos escrever um livro sobre este tema, mas como este é apenas um Post, vamos fazer um resumo. Aliás, não preciso resumir nada, já tá tudo resumido nas nossas mãos em nossos bolsos.

Abs... até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário