quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Medida do Cabo Coaxial

Dentre os cuidados que se deve tomar com as antenas, a medida dos cabos coaxiais é uma das mais importantes. Os Cabos coaxiais de descida das antenas usadas pelos radioamadores em seus equipamentos, devem sempre estar cortados na freqüência certa, pois assim obteremos uma Relação de Onda Estacionaria (ROE) baixa nos equipamentos, evitamos possíveis interferências nos vizinhos (TVI) e garantiremos o máximo de performance para nossa estação!

Adota-se como norma geral o uso de múltiplos de 1/2 onda (não fracionados). O cálculo para se chegar ao múltiplo de 1/2 onda para uma freqüência qualquer é o seguinte:

EXEMPLO:
MULTIPLO DE ½ ONDA É (igual) A VELOCIDADE DA LUZ (dividido) POR 2 VEZES A FREQUENCIA (vezes) O FATOR VELOCIDADE.

Fator de velocidade: é o percentual da velocidade de propagação da onda no cabo coaxial. Desta forma, um cabo coaxial comum tem fator de velocidade aproximadamente igual a 0,66 e o "cabo coaxial celular" fica em torno de 0,82.

Exemplo de cálculo: Digamos que você vá instalar uma antena para a banda de VHF 2 Metros (144 a 148Mhz). Suponhamos que necessite de 20 metros de cabo RGC-213 do rádio à antena. O cabo escolhido foi o RGC-213, por se tratar de um excelente cabo, de baixa perda. O fator de velocidade de RF neste cabo é de 0,82. A freqüência que utilizaremos é 146.000kHz

Múltiplo 1/2 onda = (300.000 / ( 2 x 146.000) ) x 0,82
Múltiplo 1/2 onda = 0,84 metros = ( 20 metros / 0,84 ) = 23,8 múltiplos

Como não podemos ter múltiplos fracionados, arredondamos para 23 ou 24 múltiplos... Em nosso exemplo escolhemos 24 múltiplos. Nosso cabo deve ser cortado com 24 x 0,84 m = 20,16 metros

Nenhum comentário:

Postar um comentário